imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Câncer ósseo: Avanços recentes na terapia gênica e células-tronco

Postado em: 17/06/2024

Câncer ósseo Avanços recentes na terapia gênica e células-tronco

Você já ouviu falar sobre os avanços na medicina conhecidos como terapia gênica e células-tronco? Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre eles, focando principalmente em como estão colaborando com o tratamento do Câncer Ósseo

Vamos comentar sobre como funcionam essas modalidades e quais são os seus objetivos. Continue sua leitura conosco para conferir!

O que é terapia gênica?

De forma bem simples, a terapia gênica nos permite corrigir erros no DNA das células que podem causar doenças como o câncer. No tratamento do Câncer Ósseo, isso pode significar ajustar o DNA das células para que elas parem de se multiplicar de forma descontrolada.

O que é a utilização de células-tronco?

Células-tronco são verdadeiros curingas do corpo, capazes de se transformar em qualquer tipo de célula que o corpo precisa. No combate ao câncer ósseo, elas podem ser usadas para reconstruir tecido ósseo danificado ou até mesmo serem programadas para atacar células cancerígenas diretamente. 

Avanços na terapia gênica para o câncer ósseo

Os cientistas têm feito progressos notáveis com a terapia gênica, desenvolvendo métodos para desligar os genes que permitem que o câncer cresça. Essa abordagem também está ajudando a tornar outros tratamentos, como a quimioterapia, ainda mais eficazes. 

As indicações dessas terapias no tratamento do câncer ósseo

Essas terapias ainda não se mostram eficazes em todos os casos, pois em alguns tumores não são encontradas as características genéticas condizentes para a utilização desses tratamentos. 

Dessa forma, cada caso tem um tipo de terapia ou intervenção mais eficiente, sendo essencial uma análise personalizada. Como veremos a seguir, porém, a terapia gênica tem contribuído inclusive para a evolução de outros tipos de tratamento, como a quimioterapia.

Células-tronco na reconstrução óssea

Depois de tratamentos intensos, muitos pacientes enfrentam o desafio de reconstruir os ossos. Aqui, as células-tronco estão fazendo uma grande diferença. 

Os médicos estão usando essas células para crescer tecido ósseo saudável que pode ser transplantado para diversos pacientes, ajudando-os a se recuperar mais rápido e melhor.

Os desafios e as perspectivas futuras

Apesar de promissora, a terapia gênica e o uso de células-tronco ainda enfrentam desafios. Mas as promessas são grandes, e os resultados até agora são incrivelmente encorajadores.

Com os avanços contínuos, estamos construindo um cenário onde o tratamento do câncer ósseo pode ser mais personalizado e menos invasivo, o que já é uma realidade em diferentes situações. 

Esperamos que este artigo tenha esclarecido um pouco sobre essas tecnologias e como elas estão ajudando no combate ao câncer ósseo. Continue conosco para descobrir mais sobre o que a medicina do futuro nos reserva!

Você pode conversar com um especialista para tirar dúvidas e saber ainda mais sobre este tema. Para ter informações sobre o trabalho do Dr. André Ferrari, entre em contato pelo WhatsApp!

Dr. André Ferrari de França Camargo
Oncologia Ortopédica
CRM 124.892 | RQE 68641 

Leia também:

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp