imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Os tumores de partes moles malignos são cancerosos e apresentam risco de metástase. Devido a grande diversidade de estruturas que englobam as partes moles, a variedade de quadros cancerígenos nessas regiões também é vasta. Apresentaremos a seguir algumas dessas patologias: 

Sarcomas de partes moles 

Os sarcomas de partes moles apresentam mais de 50 subtipos com comportamentos e terapêuticas distintos. Eles se manifestam em áreas de sustentação do corpo como tecido adiposo, músculo, cartilagem e vasos. 

Esses tumores surgem como um caroço pequeno que cresce progressivamente. Em nódulos de dimensões maiores de 5 cm, existe a suspeita de câncer. 

Assim, a observação de um aumento de volume que ultrapasse esse parâmetro deve desencadear em uma investigação. O tratamento do sarcoma é realizado com radioterapia, quimioterapia e cirurgia.

Lipossarcoma

Os lipossarcomas são formados por células de lipídios, mas comumente, o tumor surge no interior muscular.

Eles apresentam poucos sintomas no início, mas progressivamente emergem sinais como aumento do volume local, dor, fraqueza, endurecimento da região e inchaço do membro. É comum o diagnóstico mais tardio, quando a lesão já está em estado avançado.

Se o tumor se localiza na região do abdome, sintomas como constipação, sangue nas fezes e aumento do volume abdominal ocorrem. O tratamento envolve cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Sarcoma sinovial

As articulações contam com o chamado líquido sinovial, uma substância responsável por lubrificar a região e facilitar o movimento e que é produzido pela membrana de tecido conjuntivo chamada sinovial. Esse tumor afeta as articulações dos membros, pés, coxa e braço.

Ele começa como um caroço, que cresce progressivamente. É essencial realizar o exame de nódulos com mais de 5 cm, sendo que o tratamento envolve quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

Os tumores de partes moles malignos são raros, mas é essencial buscar apoio médico e fazer check-ups regulares. O Dr. André Ferrari pode te ajudar na jornada de investigação, diagnóstico e tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético.

Agende sua consulta!

imagem que representa a logomarca do whatsapp