imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Diagnóstico e estadiamento de Metástases Ósseas: Como detectar e avaliar a gravidade

Postado em: 17/01/2024

Metástases Ósseas são tumores nos ossos originados de células cancerígenas que vieram de alguma outra parte do corpo, sendo importante um tratamento personalizado. O diagnóstico e estadiamento dessa condição são necessários para ajudar a identificar o melhor para cada indivíduo.

No conteúdo de hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o assunto. Continue a leitura para conferir!

Diagnóstico e estadiamento de Metástases Ósseas: Como detectar e avaliar a gravidade

Como são feitos o diagnóstico e o estadiamento de metástases ósseas? 

O diagnóstico e estadiamento das Metástases Ósseassão importantes para orientar o tratamento do paciente. Inicialmente, a suspeita de metástases ósseas pode surgir com base em sintomas como dor persistente ou fragilidade nos ossos, especialmente na coluna vertebral, quadris ou outros locais propensos a disseminação tumoral. 

A suspeita também pode vir de exames realizados para o acompanhamento geral do paciente com algum tipo de câncer, sendo um indicativo da necessidade de uma avaliação mais precisa.

Para o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de imagem, como radiografias, tomografias computadorizadas (TC), ressonância magnética (RM) ou cintilografia óssea, para identificar e avaliar a extensão da metástase.

A cintilografia l é particularmente útil na detecção precoce de metástases, pois destaca áreas de atividade metabólica anormal nos ossos.L.

O estadiamento de metástases ósseas envolve avaliar a extensão do envolvimento ósseo e verificar se há disseminação para outros órgãos. Além dos exames de imagem, os profissionais podem recorrer a análises laboratoriais para avaliar marcadores tumorais específicos. A classificação TNM (tumor, nódulo linfático, metástase) é comumente utilizada para categorizar a extensão do câncer e orientar as opções terapêuticas.

Quais são exemplos de tratamento para metástases ósseas? 

A indicação do tratamento para metástases ósseas varia de acordo com o tipo de câncer primário, da extensão das metástases e das condições gerais de saúde do indivíduo. Confira alguns exemplos de métodos que podem ser escolhidos como tratamento único ou combinados!

Radioterapia

A radioterapia pode ser indicada para reduzir a dor e controlar o crescimento das células cancerígenas nos ossos. Ela visa destruir as células tumorais e reduzir a atividade metabólica nas áreas afetadas. 

Terapia Hormonal

Em casos nos quais o câncer primário é hormônio sensível, a terapia hormonal pode ser indicada. Isso é comum em cânceres de próstata e mama, por exemplo, nos quais a redução dos níveis hormonais pode diminuir o estímulo para o crescimento das células tumorais.

Quimioterapia

A quimioterapia pode ser administrada para controlar a disseminação do câncer. Ela pode utilizar medicamentos que circulam, atingindo as células cancerígenas em diferentes áreas.

Cirurgia

Em certos casos, a cirurgia pode ser considerada para estabilizar ossos fraturados ou para remover lesões específicas. Isso é mais comum quando há uma única lesão ou um número limitado de lesões.

Medicamentos Direcionados

Medicamentos direcionados visam especificamente as características das células cancerígenas. Esses medicamentos podem ser uma opção em alguns casos.

Imunoterapia

A imunoterapia é uma abordagem que atua no sistema imunológico do indivíduo para que o próprio sistema combata as metástases. Ela também pode ser considerada dependendo de particularidade de cada caso.

Acompanhamento e Outros Cuidados 

Além do tratamento direcionado ao câncer, é essencial fornecer outros cuidados para aliviar sintomas e promover qualidade de vida para o indivíduo. Esses cuidados podem estar relacionados a fatores físicos e emocionais.

O tratamento de metástases ósseas deve ser personalizado, considerando as particularidades de cada caso. O diagnóstico e o estadiamento dessa condição ajudam a encontrar a melhor forma de lidar com ela.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho do Dr. André, você pode entrar em contato pelo whatsapp!

Leia também:

Câncer Ósseo: como a equipe multidisciplinar trabalha junta para o melhor tratamento

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp