imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Tumores ósseos: quais os principais sinais e sintomas?

Postado em: 08/09/2022

Existem diferentes tipos de tumores ósseos, sendo que cada um é mais comum em uma determinada parte do corpo e em uma faixa etária distinta. É importante compreender os sinais dessas alterações para que elas sejam identificadas o mais rápido possível, procurando a devida ajuda profissional.

No conteúdo de hoje você vai conhecer as diferentes classificações dos tumores ósseos e os seus sintomas principais. Tenha uma boa leitura!

quais-sao-os-sintomas-dos-tumores-osseos

O que são tumores ósseos?

Os tumores são massas formadas por células que se multiplicaram de maneira anormal, que continuam crescendo e que podem se espalhar pelo organismo. Os tumores ósseos podem ser malignos ou benignos, sendo fundamental compreender a diferença entre eles.

Tumores ósseos benignos

Os tumores benignos têm um crescimento mais lento e não se espalham para fora do osso. Eles são menos agressivos e costumam acometer o joelho, o fêmur, a tíbia, o ombro e a bacia (entre outras regiões do corpo). Embora não sejam tão perigosos quanto os tumores malignos, essas massas também podem ter os seus riscos e complicações.

Alguns dos tumores ósseos benignos mais comuns são:

  • o Osteoblastoma;
  • o Osteocondroma;
  • o Endocondroma. 

Tumores ósseos malignos

Os tumores ósseos malignos, por sua vez, são chamados de cancerígenos e têm uma rápida capacidade de se espelhar. Eles podem ser divididos em duas categorias:

  • tumores primários, que se originaram diretamente na estrutura óssea (sendo os mais comuns o Mieloma Múltiplo e o Osteossarcoma);
  • tumores secundários, que se originam em outros órgãos do corpo, mas se espalham para os ossos (os mais comuns vêm do câncer de mama, do câncer de rim, do câncer de pulmão e do câncer da tireoide).  

Quais são os sintomas dos tumores ósseos?

Os sintomas dependem, como foi dito na introdução, da localização do tumor, do seu tamanho e da sua classificação. Os tumores benignos, por muitas vezes, não precisam de tratamento e não trazem prejuízos, sendo assintomáticos e devendo ser somente acompanhados pelo profissional.

Quando os tumores; malignos ou benignos apresentam sintomas, porém, os mais frequentes são:

  • dor na região afetada, que pode não ser frequente no começo e aparecer apenas durante a noite ou em alguma movimentação;
  • inchaço no local, que também pode não surgir no começo e pode trazer a sensação de que há um nódulo no local;
  • dormência e formigamento, quando acontece a compressão dos nervos;
  • fratura do osso afetado, devido ao enfraquecimento causado pelo tumor (sintoma mais raro).

Outros sinais ainda envolvem a perda de peso e a fadiga — devido à energia consumida pelo tumor — e sintomas em outros ossos, quando o tumor se espalha. Essas massas podem ser identificadas por exames de imagem, exames físicos e pela anamnese com o ortopedista, sendo fundamental procurar um especialista caso você note algum sintoma.

Os tumores ósseos podem ser tratados com cirurgia (para a remoção), com quimioterapia, radioterapia e outras intervenções. A técnica mais favorável para cada situação deve ser determinada pelo profissional.Essas são as principais informações a respeito dos  tumores ósseos. Se você se identificou com alguns dos sintomas citadoa, agende uma consulta com o Dr. André e venha conversar. O Dr. é especialista em tratamento de tumores e te ajudará a encontrar a melhor opção.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp