Tratamentos para Metástases Ósseas: cirurgia, radioterapia, terapia alvo e terapia imunológica
Postado em: 23/10/2023
A escolha entre os Tratamentos para Metástases Ósseas deve considerar diferentes fatores. O tipo de tumor do qual a metástase se originou e outras particularidades de cada caso devem ser consideradas.
Hoje vamos conversar sobre alguns dos tipos de tratamentos para essa condição. Continue a leitura e confira!
O que são metástases ósseas?
Metástases ósseas são a disseminação de células cancerígenas para os ossos a partir de um tumor primário. Isso pode ocorrer em diferentes tipos de câncer, como o de mama, próstata, pulmão e rins.
As células cancerígenas se transportam pela corrente sanguínea ou linfática e se instalam nos ossos. A metástase pode causar dor intensa, fraqueza óssea e complicações.
Quais são os tratamentos para metástases ósseas?
Os tipos de tratamento para metástases ósseas podem ser utilizados separadamente ou o médico pode recomendar combinações, de acordo com cada caso. Confira alguns exemplos a seguir.
Cirurgia
A cirurgia pode ser recomendada em alguns casos para remover metástases ósseas.
Radioterapia
A radioterapia pode ser usada, por exemplo, para reduzir o tamanho das metástases ósseas.
Terapia alvo
A terapia alvo é um tipo de tratamento que visa moléculas específicas nas células cancerosas. Alguns medicamentos de terapia alvo já foram aprovados para o tratamento de metástases ósseas.
Terapia imunológica
A terapia imunológica é um tipo de tratamento que estimula o sistema imunológico do corpo a atacar as células cancerosas.
O que deve ser considerado para a escolha do tratamento para metástases ósseas?
Confira a seguir exemplos de fatores que devem ser considerados para determinar o melhor tratamento para metástases ósseas:
- Tipo de câncer: O tipo de câncer que causou as metástases ósseas pode influenciar na escolha do tratamento;
- Localização das metástases: A localização das metástases ósseas também é considerada. Por exemplo, a radioterapia pode ser uma opção para tratar metástases ósseas localizadas em áreas que podem causar dor ou ameaçar fraturar;
- Condições gerais de saúde do paciente: As condições de saúde do paciente também são um fator a ser considerado. Por exemplo, a cirurgia pode ser uma opção inadequada diante de certos quadros;
- Objetivos do tratamento: Os objetivos do tratamento também devem ser considerados. Por exemplo, se o objetivo principal é controlar a dor, a radioterapia ou a terapia alvo podem ser opções adequadas.
Em resumo, o tratamento de “Metástases Ósseas” deve considerar alguns fatores para sua orientação. Cirurgia, radioterapia, terapia alvo e imunoterapia são medidas que podem ser recomendadas, de acordo com cada caso.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para obter informações sobre o Dr. André, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!
Leia também:
Câncer ósseo: o papel da terapia alvo e terapia imunológica