imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Tratamentos para Metástases Ósseas: cirurgia, radioterapia, terapia alvo e terapia imunológica

Postado em: 23/10/2023

A escolha entre os Tratamentos para Metástases Ósseas deve considerar diferentes fatores. O tipo de tumor do qual a metástase se originou e outras particularidades de cada caso devem ser consideradas.

Hoje vamos conversar sobre alguns dos tipos de tratamentos para essa condição. Continue a leitura e confira!

Metástases Ósseas

O que são metástases ósseas?

Metástases ósseas são a disseminação de células cancerígenas para os ossos a partir de um tumor primário. Isso pode ocorrer em diferentes tipos de câncer, como o de mama, próstata, pulmão e rins. 

As células cancerígenas se transportam pela corrente sanguínea ou linfática e se instalam nos ossos. A metástase pode causar dor intensa, fraqueza óssea e complicações.

Quais são os tratamentos para metástases ósseas? 

Os tipos de tratamento para metástases ósseas podem ser utilizados separadamente ou o médico pode recomendar combinações, de acordo com cada caso. Confira alguns exemplos a seguir.

Cirurgia

A cirurgia pode ser recomendada em alguns casos para remover metástases ósseas.

Radioterapia

A radioterapia pode ser usada, por exemplo, para reduzir o tamanho das metástases ósseas.

Terapia alvo

A terapia alvo é um tipo de tratamento que visa moléculas específicas nas células cancerosas. Alguns medicamentos de terapia alvo já foram aprovados para o tratamento de metástases ósseas.

Terapia imunológica

A terapia imunológica é um tipo de tratamento que estimula o sistema imunológico do corpo a atacar as células cancerosas.

O que deve ser considerado para a escolha do tratamento para metástases ósseas? 

Confira a seguir exemplos de fatores que devem ser considerados para determinar o melhor tratamento para metástases ósseas:

  • Tipo de câncer: O tipo de câncer que causou as metástases ósseas pode influenciar na escolha do tratamento;
  • Localização das metástases: A localização das metástases ósseas também é considerada. Por exemplo, a radioterapia pode ser uma opção para tratar metástases ósseas localizadas em áreas que podem causar dor ou ameaçar fraturar;
  • Condições gerais de saúde do paciente: As condições de saúde do paciente também são um fator a ser considerado. Por exemplo, a cirurgia pode ser uma opção inadequada diante de certos quadros;
  • Objetivos do tratamento: Os objetivos do tratamento também devem ser considerados. Por exemplo, se o objetivo principal é controlar a dor, a radioterapia ou a terapia alvo podem ser opções adequadas.

Em resumo, o tratamento de “Metástases Ósseas” deve considerar alguns fatores para sua orientação. Cirurgia, radioterapia, terapia alvo e imunoterapia são medidas que podem ser recomendadas, de acordo com cada caso.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para obter informações sobre o Dr. André, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Câncer ósseo: o papel da terapia alvo e terapia imunológica

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp