imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Sarcoma tem cura?

Postado em: 26/10/2022

Os sarcomas constituem um grupo de tumores raros que pode afetar os ossos e as chamadas “partes moles” do corpo, como músculos, células de gordura, cartilagens e tendões. A principal classificação dos sarcomas é a distinção entre o sarcoma ósseo e o sarcoma de partes moles, mas existem dezenas de subtipos catalogados.

O sarcoma é, como a maioria dos cânceres, multifatorial. Isso quer dizer que não existe uma causa única para o surgimento da doença, que pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com o local onde o tumor se origina.

Entretanto, há condições observadas em uma parte dos casos, que podem ser considerados como fatores de risco para o sarcoma:

  • Exposição excessiva à radiação ionizante;
  • Presença de síndromes hereditárias;
  • Danos no sistema linfático;
  • Vírus SKHV (no caso do sarcoma de Karposi);
  • Condições imunossupressoras, como contaminação por HIV ou transplante de órgãos.

Caso haja suspeita de câncer, o especialista solicita exames laboratoriais, de imagem e a biópsia para confirmação diagnóstica e para avaliar o estágio da doença.

Com tantos tipos de sarcoma, a abordagem não é única. O tratamento quase sempre envolve a cirurgia para ressecção do tumor. Muitas vezes é necessário realizar quimioterapia também. Em algumas situações, como alguns sarcomas de partes moles ou o sarcoma de Ewing, a radioterapia também pode ser uma opção.

O Dr. André Ferrari é oncologista ortopédico e pode te ajudar no diagnóstico e tratamento de câncer ósseo.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp