imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Saiba como prevenir a metástase nos ossos

Postado em: 31/10/2022

Existem duas classificações distintas de câncer ósseo: o câncer primário — que se origina diretamente no esqueleto — e o secundário — que vem de tumores de outras partes do corpo, se espalhando pela corrente sanguínea. Essa segunda modalidade é conhecida como Metástase, apresentando também uma série de riscos para o indivíduo.

No conteúdo de hoje você vai conferir dicas para a prevenção das metástases nos ossos, além de informações sobre o seu tratamento. Tenha uma boa leitura!

O que são as metástases nos ossos?

As metástases, como explicamos, são células de tumores de outras partes do corpo, que se espalharam e se instalaram em outras regiões. Quando elas se localizam em alguma parte dos ossos, podemos classificá-las em duas modalidades:

  • as metástases líticas, que dissolvem os minerais dos ossos e os tornam mais frágeis;
  • as metástases blásticas, que tornam os ossos mais densos. 

Os riscos dessa doença variam conforme o tamanho da metástase e a sua localização. Na coluna vertebral, por exemplo, temos uma das localizações mais complexas e perigosas, já que os tumores podem comprimir os nervos e causar uma série de complicações. As metástases ósseas costumam se originar, principalmente, dos cânceres de pulmão, de próstata, de rim e de mama.   

Como prevenir as metástases nos ossos?

A principal forma de prevenir as metástases nos ossos é diagnosticando e cuidando do câncer inicial, começando seu tratamento o quanto antes para evitar que se espalhe. Por essa razão, é fundamental ficar atento à sua saúde de um modo geral: tenha uma rotina de check-ups e, se perceber qualquer alteração no corpo, procure ajuda profissional. 

Os cânceres podem se iniciar de forma assintomática ou de forma muito sutil. Dessa maneira, não é recomendável ignorar os sintomas como dores ou surgimento de caroços, por mais simples que pareçam. Para evitar essas doenças, ainda, existem uma série de cuidados no dia a dia que podem ser adotados:

  • adote bons hábitos alimentares, com o objetivo de proteger o seu organismo e torná-lo mais resistente. Evite alimentos industrializados, gordurosos ou com muito açúcar, dando preferência a uma dieta mais natural e balanceada;
  • pare de fumar o mais rápido possível, pois as substâncias do cigarro causam mutações no organismo que aumentam as chances de câncer;
  • pratique atividades físicas para contribuir para o bom funcionamento do corpo, o fluxo sanguíneo e a proteção do organismo. 

Como é o tratamento das metástases nos ossos?

O tratamento das metástases depende, principalmente, do tratamento e das condições geradas pelo tumor inicial. É muito importante que o câncer que trouxe o problema seja tratado adequadamente, o que pode ser feito com quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia ou cirurgia, por exemplo. 

De acordo com as condições em que cada indivíduo se encontra, a localização da metástase e o seu tamanho, a equipe médica decidirá se é prioridade removê-la ou controlar os seus sintomas. É necessário avaliar os riscos e as particularidades de um modo geral, sendo fundamental um olhar atento ao paciente e um trabalho multidisciplinar. O oncologista ortopédico deve trabalhar em conjunto com o especialista da área do câncer original, chegando juntos às melhores intervenções. 

As metástases nos ossos são condições complexas e exigem o acompanhamento de ótimos profissionais. O tratamento não pode ser definido de um modo universal, sendo que cada paciente tem suas próprias necessidades.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas sobre as metástases nos ossos. Se precisar de uma consulta, entre em contato e agende um horário com o Dr. André Ferrari: oncologista experiente com excelente qualificação.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp