imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Quais são os tipos de tumores ósseos?

Postado em: 21/09/2022

O tumor se caracteriza pelo acúmulo anormal de células em uma região do organismo, formando uma massa que afeta suas estruturas. Essas massas podem surgir em diferentes locais, inclusive nos ossos, músculos, nervos, cartilagens e articulações. No conteúdo de hoje vamos focar nos tumores ósseos e das demais Partes do esqueleto humano, então continue sua leitura e saiba mais!

Como os tumores ósseos são classificados?

Antes de conhecer os tipos de tumor, porém, vale lembrar da sua classificação. Os tumores podem ser:

  • benignos, quando não se infiltram em outros tecidos, mas podem causar compressão;
  • malignos, quando podem se infiltrar em outras partes do corpo – como tecidos e vasos sanguíneos – e se espalhar pelo organismo.

Os tumores malignos são mais perigosos, mas os tumores benignos também trazem complicações. Assim, ambos devem ser removidos e tratados com toda a atenção. Os tumores ósseos malignos são divididos em:

  • primários, quando se desenvolvem diretamente no esqueleto humano;
  • secundários, quando surgem em outros locais do corpo e se espalharam para o esqueleto – o que acontece principalmente com o câncer de mama, de próstata e de pulmão.

Essas características do tumor – assim como seu tamanho, seu local e sua agressividade – definirão o tratamento mais indicado a se seguir. O ortopedista oncológico deverá planejar e acompanhar a melhor intervenção.

Quais são os tipos mais comuns de tumores ósseos?

Agora que você já sabe como os tumores se classificam, vamos mostrar alguns exemplos dessas massas no sistema ósseo. Confira:

Osteossarcoma

Trata-se de um tumor primário que se origina nos ossos e surge, principalmente, nas regiões do joelho, da pelve, dos ombros e dos quadris. O Osteossarcoma costuma aparecer entre os 10 e os 30 anos de idade – especialmente na população masculina –, mas também pode aparecer em pessoas mais velhas.

Condrossarcoma

O Condrossarcoma se inicia na cartilagem e pode se espalhar para os ossos, sendo mais comum na região dos braços, das coxas e da bacia. Ele é mais frequente em adultos acima dos 20 anos e, para além da sua versão mais comum, existem outras classificações:

  • o Condrossarcoma diferenciado, que acontece quando partes do tumor se tornam similares às do Osteossarcoma, sendo mais agressivo e frequente em pessoas mais velhas;  
  • os Condrossarcomas Mesenquimais, quando as células crescem com maior velocidade, sendo mais comum em adultos mais jovens;
  • o Condrossarcoma de células claras, que se desenvolve de forma mais lenta e é um tipo de tumor raro.

Sarcoma de Ewing

O Sarcoma de Ewing afeta principalmente os ossos, mas também pode atingir outros tecidos e órgãos do corpo humano. Ele aparece com mais frequência na pelve, nas coxas, nas pernas, nos braços, na bacia e na caixa torácica, sendo mais comum em ossos longos como o fêmur. 

Sarcoma pleomórfico indiferenciado de alto grau

Esse tumor aparece nos tecidos conjuntivos, nos ligamentos, na gordura corporal e nos tendões, aparecendo mais raramente nos ossos do corpo. Ele é mais frequente entre adultos e idosos e pode se disseminar para áreas como os pulmões.

Esses são apenas alguns exemplos dos tumores ósseos, existindo ainda o Fibrossarcoma, o Encondroma e o Osteoma Osteóide, entre vários outros. Os tumores podem ser silenciosos, se espalhando sem chamar atenção e trazendo vários riscos para o indivíduo. Assim, faça consultas de rotina e, em caso de alguma suspeita, procure um especialista. Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Agende uma consulta com o Dr. André se você já tiver o diagnóstico de algum dos tumores ósseos ou se precisar de uma avaliação.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp