Osteomielite é câncer no osso?
Postado em: 12/10/2022
A osteomielite é uma infecção óssea, que pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus. Pode ser aguda (recente) ou crônica (prolongada) e chega a causar até mesmo necrose óssea. Acomete qualquer osso do corpo, sendo mais comum no fêmur distal e tíbia proximal (região do joelho).
O motivo mais comum da osteomielite é a bactéria chamada Staphylococcus aureus. Ela é normalmente encontrada na pele do corpo humano e, em geral, é inofensiva. A doença ocorre quando a bactéria consegue chegar ao osso e se instalar nele.
Um dos principais sintomas da osteomielite é a dor no local afetado. Entretanto, essa condição é acompanhada também por febre, vermelhidão e inchaço no local, podendo até mesmo surgirem feridas na pele com secreção purulenta.
Para um diagnóstico preciso, o especialista realiza diversos exames complementares que vão ajudar a determinar se há mesmo infecção, qual sua causa e o quão avançada ela está. Os exames mais comuns são os de sangue, os de imagem (como raio-X e ressonância magnética), cintilografias ósseas e biópsias do osso afetado.
O tratamento da osteomielite é feito com a aplicação de antibióticos, geralmente ministrados por meio intravenoso. Em alguns casos, podem ser necessárias cirurgias para drenar abcessos e remover áreas de sequestro ósseo (necrose).
O Dr. André Ferrari é oncologista ortopédico e pode lhe ajudar no diagnóstico e tratamento não apenas de câncer ósseo, mas também das osteomielites.