imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Como os Marcadores Tumorais, como PSA, CEA e CA-125, podem ser usados para identificar Câncer nos Ossos?

Postado em: 02/10/2023

Os marcadores tumorais são substâncias identificadas no sangue ou em outros fluidos corporais. Em determinados tipos de câncer, incluindo o Câncer nos Ossos, eles podem estar aumentados.

Hoje vamos conversar sobre como os marcadores podem ser utilizados no diagnóstico e no acompanhamento de tumores malignos na oncologia ortopédica. Continue a leitura para saber mais!

Câncer nos Ossos

O que são marcadores tumorais?

Marcadores tumorais são substâncias biológicas detectáveis no corpo que podem aumentar diante de algumas condições, inclusive o câncer. Três dos marcadores tumorais conhecidos são o Antígeno Prostático Específico (PSA), o Antígeno Carcinoembrionário (CEA) e o Antígeno Carbohidrato 125 (CA-125). 

É importante notar que esses marcadores não são usados para diagnosticar o câncer por si só, mas sim como parte de um conjunto de ferramentas de diagnóstico. A interpretação dos resultados deve ser feita por profissionais, levando em consideração o histórico médico do paciente e outros exames clínicos. 

Além disso, níveis elevados de marcadores tumorais podem ocorrer por razões não relacionadas ao câncer, portanto, a avaliação é complexa e requer um contexto clínico abrangente.

Como os marcadores tumorais podem ser utilizados no diagnóstico do câncer nos ossos?

No caso do câncer nos ossos, alguns dos marcadores tumorais que podem ser utilizados como parte do diagnóstico ​​são:

  • Antígeno carcinoembrionário (CEA): é um marcador tumoral que pode ser encontrado em vários tipos de câncer, incluindo câncer de ossos. Níveis elevados de CEA podem ser um sinal de câncer, mas também podem ser causados ​​por outras condições, como inflamação ou infecção;
  • Cancer antigen 125 (CA-125): é um marcador tumoral que é geralmente associado ao câncer de ovário. No entanto, ele também pode ser encontrado em níveis elevados em pessoas com câncer de ossos;
  • Antígeno específico da próstata (PSA): é um marcador tumoral que é usado para diagnosticar e monitorar o câncer de próstata. No entanto, ele também pode ser encontrado em níveis elevados em pessoas com câncer nos ossos.

Confira algumas considerações sobre o uso de marcadores tumorais, de forma geral, no diagnóstico de câncer nos ossos.

Forma de utilização

A avaliação de marcadores tumorais pode ser útil como parte de um conjunto de testes para ajudar a diagnosticar câncer nos ossos. Ela pode ser utilizada ​​em conjunto com outros exames, como raios-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética, para ajudar no diagnóstico.

Se os resultados de exames mostrarem alguma evidência de câncer, os marcadores tumorais podem ser usados ​​para confirmar. Os marcadores também podem ser válidos ​​para monitorar a resposta ao tratamento, ou em casos de suspeita de recorrência do câncer.

Flutuações

A utilidade dos marcadores tumorais para identificar câncer nos ossos é limitada. Eles não são específicos para esse tipo de câncer, o que significa que podem ser elevados por outras condições. Além disso, os níveis de marcadores tumorais podem flutuar, o que pode dificultar a interpretação dos resultados. 

Em resumo, os marcadores tumorais podem ajudar a diagnosticar o Câncer nos Ossos, quando utilizados junto a outros exames. Eles também podem ser úteis para avaliações da resposta ao tratamento ou quando há a suspeita de recorrência.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para obter informações sobre o trabalho do Dr. André, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp