Ortopedista Oncológico: O que faz?
Postado em: 19/10/2022
A oncologia ortopédica é um ramo muito especializado da Medicina. Além disso, as lesões e tumores são muito numerosos e apresentam comportamentos específicos de acordo com cada modalidade e área afetada.
O oncologista ortopédico é o principal representante desse ramo científico. Mas afinal, qual é o trabalho desse especialista, na prática?
O que é a oncologia ortopédica?
A oncologia ortopédica é uma subespecialidade que trabalha no estudo, investigação, terapêutica e recuperação de pacientes com quadros de tumor ósseo ou lesões em tecidos moles (tendões, lipídios, músculos), ambas podendo ser malignas ou benignas.
Se o câncer é maligno, significa que ele pode sofrer metástase, isto é, se espalhar pelo corpo. Se ele é benigno, isso não acontece, o que não elimina a necessidade de providenciar cuidados.
Os tumores ósseos também podem ser primários, ou seja, a lesão se iniciou no osso ou secundários, o que aqui significa que eles são fruto da metástase de um câncer em outra área.
O que faz um oncologista ortopédico?
O oncologista ortopédico trabalha na investigação, diagnóstico, assistência em tratamento, fornecimento de orientações, e cirurgias em casos de tumor ósseo ou em tecidos moles malignos ou benignos. Ele oferece orientação, cria o projeto terapêutico, avalia exames e acompanha casos de lesões benignas e câncer ósseo.
O Dr. André Ferrari é oncologista ortopédico e tem anos de experiência e aprofundamento nessa área.
Ele é membro da Equipe de Oncologia Ortopédica nos hospitais São José (Beneficência Portuguesa) e Sírio Libanês, atua no grupo de Oncologia Ortopédica do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e é chefe do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Santa Paula.
Entre em contato e agende a sua consulta com o Dr. André Ferrari!