imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Quais são as opções de tratamento para pacientes com sarcoma, incluindo cirurgia, radioterapia e quimioterapia?

Postado em: 27/03/2023

Sarcoma é um tipo de câncer que se origina nos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ossos, gordura, cartilagens, tendões, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos. Embora seja relativamente raro, o sarcoma é um tumor agressivo e pode se espalhar rapidamente para outras partes do corpo. 

Existem mais de 50 tipos de sarcomas de partes moles, cada um com características únicas e necessidades de tratamento específicas. Atingem crianças e adultos e podem surgir em qualquer parte do organismo, mas 60% dos casos ocorrem nos braços e nas pernas. Os dois tipos mais comuns de sarcoma são os de partes moles e o ósseo.

Os sintomas de sarcomas de partes moles variam de pessoa para pessoa e não costumam se manifestar nos estágios iniciais da doença. Por este motivo, apenas metade dos sarcomas desse tipo é diagnosticada precocemente. Eles variam de acordo com a parte do corpo em que se desenvolvem, como nódulo ou massa inchaço, dor localizada e limitação de movimento.

Já as manifestações do sarcoma ósseo podem variar conforme o local do tumor. Costumam causar dor óssea, inchaço e fraturas.

O diagnóstico de sarcoma envolve uma série de testes, incluindo exames de imagem, biópsia e análise histopatológica. O tratamento inclui cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e terapias-alvo.

Da cirurgia às terapias-alvo: um guia de tratamentos para sarcoma

O tratamento para sarcoma depende do tipo de sarcoma, do estágio da doença, localização do tumor e saúde geral do paciente. Entre as opções de tratamento disponíveis estão:

Cirurgia: o procedimento cirúrgico é considerado o tratamento padrão para sarcoma. O objetivo da cirurgia é remover completamente o tumor.

Radioterapia: a radioterapia utiliza raios-X de alta energia para matar células cancerosas. Pode ser indicada antes ou depois da cirurgia.

Quimioterapia: medicamentos para matar as células cancerosas. Seu uso pode ser combinado com cirurgia ou radioterapia.

Imunoterapia: o tratamento consiste em ajudar o sistema imunológico do corpo a combater o sarcoma.

Terapias-alvo: são medicamentos que atacam as proteínas específicas que as células cancerosas usam para crescer e se dividir.

Ensaios clínicos: os ensaios clínicos são estudos de pesquisa que avaliam novos tratamentos para o sarcoma. Atualmente, vários ensaios clínicos estão em andamento para investigar novos tratamentos, incluindo terapias-alvo, imunoterapias e tratamentos combinados.

É importante lembrar que cada caso de sarcoma é único e deve ser tratado individualmente. Por isso, cada opção de tratamento tem seus próprios benefícios e riscos. Somente o seu médico poderá determinar a melhor opção para o seu quadro.

Fatores de risco e prevenção

Os fatores de risco para o sarcoma incluem exposição à radiação, histórico familiar de sarcoma, certas doenças genéticas, idade avançada e exposição a produtos químicos tóxicos. Conhecer esses fatores pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver o tumor.

Não há maneira conhecida de prevenir o sarcoma, mas há algumas medidas que podem ajudar a reduzir o risco da doença, tais como:

  • Reduzir a exposição à radiação: diminuir a exposição à radiação, especialmente em doses elevadas.
  • Realizar exames de rotina: fazer exames regularmente pode ajudar a detectar precocemente o sarcoma para tratá-lo de forma adequada, aumentando assim as chances de cura.
  • Alimentação saudável: manter uma dieta saudável e equilibrada, rica em frutas, legumes, grãos integrais e pobre em alimentos processados, pode ajudar a reduzir o risco de câncer em geral.
  • Evitar a exposição a produtos químicos tóxicos: é importante evitar o contato com dioxina, benzeno e amianto e outras substâncias.

O Dr. André Ferrari é oncologista ortopédico e pode ajudar no diagnóstico e tratamento do sarcoma. Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta!


Leita também:

Câncer nos ossos: quais os principais sintomas!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp