imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Oncologia Ortopédica: como os avanços tecnológicos estão mudando o tratamento do câncer nos ossos?

Postado em: 16/10/2023

Os avanços tecnológicos têm trazido contribuições para a Oncologia Ortopédica, podendo ajudar em diagnósticos, cirurgias e outros tratamentos. Essas inovações têm o objetivo de colaborar para o bem-estar dos pacientes e para a eficácia do tratamento.

Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o assunto. Tenha uma boa leitura!

Oncologia Ortopédica

O que é a Oncologia Ortopédica?

A Oncologia Ortopédica é um ramo especializado da medicina que se concentra no diagnóstico, tratamento e pesquisa de tumores ósseos e de tecidos moles associados ao sistema musculoesquelético. Essa área da oncologia lida com uma variedade de condições, como o osteossarcoma, o condrossarcoma e metástases, entre outras.

Os profissionais de Oncologia Ortopédica identificam a natureza dos tumores, determinar seu estágio, planejar, realizar e acompanhar estratégias de tratamento apropriadas. Isso pode envolver cirurgias, procedimentos de reconstrução, quimioterapia, radioterapia e terapias direcionadas, dependendo das características do tumor e das necessidades do paciente.

Como os avanços tecnológicos têm se relacionado com a Oncologia Ortopédica?

Nos últimos anos, houve uma série de avanços tecnológicos no tratamento do câncer nos ossos. Eles têm o objetivo de contribuir para os resultados e reduzir a toxicidade do tratamento, por exemplo. 

Para saber as técnicas que podem ser benéficas para cada caso, é importante considerar particularidades como o tipo de câncer e o estágio do tumor. A seguir, porém, trazemos uma visão geral de alguns desses avanços.

Técnicas cirúrgicas

Os avanços tecnológicos têm contribuído para as técnicas cirúrgicas, com cirurgias minimamente invasivas podendo ser utilizadas em diferentes casos. A cirurgia robótica é um exemplo, no qual o médico especialista realiza a operação por meio de tecnologia robótica e menores incisões em comparação à cirurgia aberta.

Desenvolvimento de terapias já existentes

Os avanços tecnológicos têm contribuído para as técnicas de terapia já existentes, como a radioterapia, entre outras. A IMRT, por exemplo, é um tipo de radioterapia que usa um feixe de radiação direcionado com mais precisão.

Novos estudos vêm sendo feitos para os medicamentos, inclusive na quimioterapia e na terapia-alvo, por exemplo. Vêm sendo estudadas novas medicações e novas aplicações dos medicamentos já existentes, pensando nos resultados do tratamento, no alívio de sintomas e na diminuição de efeitos colaterais.

Novos conhecimentos sobre genética

Alterações genéticas em células ósseas que podem levar a diferentes tipos de tumores vêm sendo mais compreendidas. Isso pode contribuir para as maneiras de diagnóstico, de diferenciação de tumores e de tratamento.

Novos tratamentos em fase de pesquisa ou fase experimental

Novos tratamentos vêm sendo desenvolvidos, sendo que alguns ainda estão em fase de pesquisa ou em fase experimental, podendo ser utilizados como experimentos em alguns casos de câncer.

A escolha do tratamento na Oncologia Ortopédica” deve considerar diferentes fatores sobre cada caso de câncer.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para obter informações sobre o trabalho do Dr. André Ferrari, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Quais são os Marcadores Tumorais utilizados para detectar Câncer nos Ossos?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp