imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Oncologia Ortopédica: dos sintomas ao tratamento

Postado em: 24/10/2022

A Oncologia Ortopédica é a área que cuida do câncer ósseo, tratando também de tumores benignos que afetam o sistema musculoesquelético. Existem diversas variações dessas doenças e suas formas de tratamento, sendo que o profissional é o responsável por diagnosticar e identificar a melhor intervenção.

Você sabe quais são os sintomas do câncer ósseo e quando procurar um oncologista? Continue sua leitura e descubra!

O que faz a oncologia ortopédica?

Como foi explicado, a oncologia ortopédica trata de tumores benignos e malignos no sistema musculoesquelético. A primeira categoria não é tão perigosa quanto a segunda, já que os tumores se expandem com menor velocidade e não se espalham para outras áreas do corpo. Um exemplo mais comum de tumor benigno é o Encondroma.

Os tumores malignos, por sua vez, são cancerígenos e crescem mais rapidamente, podendo se espalhar pelo organismo. Existem duas modalidades de câncer ósseo:

  • o câncer primário, que surge diretamente no esqueleto;
  • o secundário, que se inicia em outro órgão e se espalha pelo organismo, se instalando em nossos ossos.

Os tumores primários mais recorrentes são: 

  • o osteossarcoma, em adolescentes e jovens adultos;
  • o condrossarcoma, em adultos e idosos.

Já nos cânceres secundários, as origens mais comuns são o câncer de mama, o de próstata, o de pulmão e o de rim. O oncologista deve saber identificar cada tipo de tumor e pensar na intervenção de acordo com as particularidades dos pacientes.

Quais são os sintomas do câncer ósseo?

O câncer nos ossos costuma se iniciar de forma assintomática, sendo descoberto por acaso durante algum exame. Quando ele apresenta sintomas, porém, os mais recorrentes são:

  • a dor sem outro motivo aparente, que pode piorar durante a noite e depois se tornar constante;
  • o surgimento de nódulos, caroços ou volume no local da dor, podendo ser endurecido;
  • a perda de peso e a fraqueza, devido à energia consumida pelo tumor;
  • a ocorrência de fraturas por motivações simples, que aparentemente não deveriam causar tais lesões. Isso acontece devido ao enfraquecimento do osso. 

Como é feito o diagnóstico na oncologia ortopédica?

O diagnóstico se inicia com os relatos do paciente, que precisa informar ao médico a todos os seus sintomas, além dos detalhes da sua rotina (como afazeres diários, quedas recentea e lesões). É importante falar do seu histórico familiar e do histórico clínico, para que o profissional tenha o máximo de informações.

Para identificar a existência de um tumor ósseo, podem ser solicitadas radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas. Identificado o tumor, por fim, o médico pode pedir uma biópsia para analisar a origem e as características das células. 

Como é feito o tratamento do câncer ósseo?

O tratamento dependerá do tipo de câncer ósseo, do seu tamanho e do local. Quando se trata de um câncer secundário, o tratamento mais importante é o da doença original, sendo que o ortopedista deve trabalhar em conjunto com o especialista da outra área. 

As principais intervenções, de um modo geral, incluem a quimioterapia, a radioterapia, a hormonioterapia e a cirurgia para a remoção do tumor. Cabe ao oncologista analisar o estágio da doença e as características do paciente, para então determinar a abordagem mais adequada. 

A Oncologia Ortopédica é uma área complexa, que exige também um olhar humanizado, personalizado e empático para cada paciente. O médico deve proporcionar o máximo de conforto e qualidade de vida ao indivíduo, procurando a melhor maneira de cuidar da sua questão. 

Agora você conhece melhor os sintomas e o percurso realizado pela Oncologia Ortopédica. O Dr. André é especialista nesse tipo de intervenção e está à disposição para tirar suas dúvidas. Agende uma consulta e venha conversar.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp