imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

O que é e qual a importância da ortopedia oncológica?

Postado em: 12/09/2022

A ortopedia oncológica é um segmento da oncologia, que trata tumores malignos e benignos do esqueleto humano. Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia, surgem aproximadamente 2.700 novos casos de câncer ósseo por ano no Brasil, o que ressalta a importância dessa especialidade.

Existem vários tipos de tumores primários e secundários, que se espalham de forma silenciosa e abalam a vida de milhares de brasileiros. Os profissionais da área, portanto, cumprem um papel fundamental para a qualidade de vida e o processo de cuidado dos pacientes. Continue sua leitura e saiba mais sobre a ortopedia oncológica.

O que é e qual a importância da ortopedia oncológica?

Como funciona a ortopedia oncológica?

O especialista em ortopedia oncológica trata dos tumores que acometem os ossos, os músculos, a cartilagem, as articulações, os nervos e os tendões do corpo humano. Esses tumores podem ser primários – quando se originam diretamente nesses locais – ou secundários – quando tém origem em outras partes do corpo, mas se espalham para o sistema ósseo.

Eles também podem ser malignos ou benignos, sendo que ambos causam prejuízos para o paciente. Os tumores malignos invadem outros tecidos e podem causar metástases, espalhando suas células para outras áreas do organismo. Os tumores benignos não realizam essa invasão, mas são capazes de comprimir outros tecidos e estruturas conforme seu crescimento.

O ortopedista oncológico, portanto, se aprofunda no entendimento dessas lesões e atua prevenindo sua progressão, além de tratar suas consequências. Seu trabalho envolve o acolhimento de pacientes em todos os estágios das doenças, rescindindo os riscos e os danos (o máximo possível) e investindo em seu bem-estar, inclusive nas fases terminais.

O profissional deve saber lidar com pessoas em situações de vulnerabilidade, oferecer suporte aos familiares e trabalhar em conjunto com uma equipe multidisciplinar, que faz toda a diferença para o tratamento. Os médicos podem também atuar na área de pesquisa, desenvolvendo novos estudos e intervenções para as demandas dessa área. Outros problemas – como pseudoartrose e fraturas complicadas – também podem ser tratados por esses profissionais.

Como funciona o diagnóstico dos tumores oncológicos?

O diagnóstico se inicia na consulta inicial, na qual o médico conhecerá o histórico do paciente e o seu quadro clínico. O ortopedista solicitará exames como radiografias, ressonância magnética e tomografia computadorizada, afim de confirmar suas suspeitas sobre o tumor e analisar suas características, como o tamanho e o local onde se encontra.

Exames complementares podem ser solicitados para conferir se as células se espalharam e se o problema está repercutindo em outras áreas do organismo. Caso exista alguma dúvida a respeito do tumor, o médico solicitará uma biópsia. A partir dessa investigação, será definido o melhor tratamento para a questão.

Como funcionam os tratamentos da ortopedia oncológica?

O melhor tratamento é definido de acordo com as características do tumor, a sua localização, a sua agressividade, sua origem (primária ou secundária) e sua classificação (como maligno ou benigno). Os tumores benignos costumam ser abordados apenas com uma cirurgia para fazer a remoção, enquanto os tumores malignos contam com a cirurgia e com métodos adjuvantes – como a quimioterapia, a radioterapia, a hormonioterapia e a imunoterapia.

Com o avanço tecnológico, a amputação dos membros mais afetados não tem sido tão necessária nos casos avançados. Atualmente existem técnicas como a artroplastia (implantação de próteses), o transplante de osso de banco e o enxerto ósseo, que se aplicam para muitos das situações.

Qual a importância da ortopedia oncológica?

Como foi visto até aqui, a ortopedia oncológica fornece e desenvolve os conhecimentos para o tratamento dos tumores ósseos. A área é fundamental para a vida dos pacientes, para promover melhorias e acolher seu sofrimento, oferecendo sempre total apoio e compreensão.

Agora você sabe mais sobre a ortopedia oncológica. Conte com o Dr. André Ferrari e agende uma consulta para maiores esclarecimentos!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp