imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

O que causa câncer no osso?

Postado em: 18/01/2023

Assim como os demais tipos de câncer, os tumores ósseos também são doenças derivadas do crescimento anormal de células em alguma parte do esqueleto ou dos tecidos que o recobrem.

Podem ser primários, quando se desenvolvem originalmente no próprio tecido musculoesquelético, ou secundários, quando provêm de algum outro tumor que se espalhou – processo conhecido como metástase.

câncer no osso

A causa da maioria dos tumores ósseos é desconhecida. Em poucos casos a causa pode ser identificada, como a existência prévia de uma lesão pré-maligna, exposição excessiva à radiação ou substâncias cancerígenas, ou até mesmo alterações pré-existentes no DNA do indivíduo que podem tornar as células normais cancerígenas. 

Os principais sintomas do câncer ósseo são:

  • Dor no osso afetado é a queixa mais frequente dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser intensa à noite ou após a realização de determinados movimentos.
  • O inchaço no local da dor pode não ocorrer de imediato. Dependendo da localização do câncer, pode ser sentido um nódulo ou massa no local.
  • Os tumores ósseos podem enfraquecer o osso, mas na maioria das vezes, os ossos não chegam a fraturar. Pacientes com fraturas no osso doente geralmente descrevem uma dor súbita no membro afetado. 

Caso esses problemas persistam por um período sem uma razão conhecida, consulte o Dr. André Ferrari, especialista em Oncologia Ortopédica.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp