imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Radioterapia como aliada no Tratamento da Dor de Metástases Ósseas

Postado em: 21/11/2022

A radioterapia é uma intervenção necessária para a maioria dos casos de câncer, seja como tratamento principal, medida complementar ou cuidado paliativo. Ela pode fazer toda a diferença no Tratamento da Dor de Metástases Ósseas, contribuindo para o bem-estar dos pacientes.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre as metástases e a radioterapia. Tire as suas dúvidas a seguir!

Radioterapia

O que são as metástases ósseas?

As metástases são os tipos mais comuns de câncer ósseo, sendo conhecidas como tumores secundários. Tratam-se de células cancerígenas que se originaram em outra parte do corpo, mas se deslocaram pela corrente sanguínea até se instalar em uma parte do esqueleto.

A coluna vertebral costuma ser a área mais afetada por essa doença. Os tumores malignos de qualquer parte do corpo podem gerar metástases, mas isso ocorre principalmente com os cânceres de mama, de próstata, de pulmão, de rins e de reto.

Quais são os tipos e os sintomas das metástases ósseas?

Existem dois principais tipos de metástases ósseas:

  • as líticas, que dissolvem os minerais dos ossos e os tornam mais frágeis;
  • as blásticas, que deixam a região afetada mais densa. 

Esses problemas se iniciam de forma assintomática, mas quando apresentam sinais, os mais frequentes são:

  • dores que vão se tornando mais intensas e frequentes;
  • fraturas — como fraturas — devido à maior fragilidade.

Quando o paciente já tem algum tipo de câncer, é fundamental manter o acompanhamento para fazer a prevenção ou o diagnóstico precoce das metástases.

Como funciona o Tratamento da Dor de Metástases Ósseas?

O tratamento das metástases consiste, principalmente, no tratamento do câncer original, sendo tomadas medidas para controlar os sintomas ou reduzir o tumor secundário. A medicina vem evoluindo nos tratamentos de câncer de uma forma geral, com o objetivo de melhorar os resultados e a qualidade de vida dos pacientes.

As principais intervenções incluem a quimioterapia, a terapia hormonal, a radioterapia e a cirurgia ortopédica. A escolha depende do tipo de tumor, da sua localização e das condições de saúde gerais do paciente.

O que é a radioterapia e qual o seu papel nesse cenário?

A radioterapia é uma intervenção feita com o direcionamento de radiação ionizante âs células tumorais, com o objetivo de reduzi-las ou de eliminá-las. Cerca de 60% nos casos de câncer precisam desse tratamento, seja como medida principal, complementar ou paliativa.

Quando o assunto é o “TRATAMENTO DA DOR DE METÁSTASES ÓSSEAS”, estima-se que essa medida promova alívio para 85% a 90% dos casos. Para descobrir se essa intervenção é indicada em cada caso, é importante conversar com o seu médico responsável.

Muitas vezes, apenas uma sessão já é suficiente como medida paliativa. Quando é necessário repetir o tratamento, o intervalo entre as sessões deve ser de ao menos um mês. 

A radioterapia costuma ser uma das medidas mais viáveis para o tratamento da dor de metástases ósseas. Ela é um tratamento indolor, que contribui para a bem-estar e o conforto dos pacientes.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tratamento da dor de metástases ósseas? Não deixe de agendar uma consulta com o Dr. André Ferrari!

Leia também:

Quais são os sintomas de metástase óssea?

Oncologia Ortopédica: dos sintomas ao tratamento

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp