imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Como é feito o diagnóstico de sarcoma e quais exames são utilizados?

Postado em: 13/02/2023

O sarcoma é um grupo de tumores raros que afeta os ossos e as chamadas “partes moles” do corpo, como músculos, gordura, cartilagens e tendões.

Os dois principais tipos de sarcoma são o ósseo e o de partes moles – este último pode se manifestar tanto nos músculos, tecido adiposo e nervos, como nos vasos sanguíneos e tecidos mais profundos da pele. Existem dezenas de subtipos sarcomas catalogados.

Em geral, os sarcomas de partes moles são assintomáticos em suas fases iniciais. À medida que o tumor se desenvolve, nota-se o aumento no volume da área acometida, edema e alteração na sensibilidade local. Dores surgem quando o tumor cresce e pressiona os nervos.

O diagnóstico de sarcomas de partes moles começa com exame físico. Exames de sangue são realizados para ajudar a detectar a doença e os exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e PET-TC, são importantes para encontrar a localização do tumor e verificar se existe metástase.

Após a análise de imagem, o diagnóstico é fechado por meio de biópsia, retirada de um pedaço do tumor e análise em laboratório para confirmação do subtipo, grau de agressividade e características moleculares que possam ajudar no tratamento.

O tratamento do sarcoma envolve as três modalidades mais comuns em oncologia: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Consulte o Dr. André Ferrari, especialista em Oncologia Ortopédica há mais de 10 anos!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp