imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Câncer nos ossos: quais os principais sintomas!

Postado em: 20/12/2022

Identificar os sintomas de uma doença na fase inicial é muito importante para direcionar o tratamento da maneira mais adequada.

Isso porque, a maioria das doenças quando são diagnosticadas precocemente, possuem maiores chances de tratamento e com isso é possível devolver a qualidade de vida do paciente e até mesmo aumentar as chances de cura. 

Quando falamos em câncer, o diagnóstico inicial é fundamental para o desenvolvimento da doença. Mas antes de entendermos melhor quais são os principais sintomas do câncer nos ossos, vamos primeiro conhecer o que é essa doença e como ela se desenvolve!

Câncer nos ossos

Como se desenvolve o câncer nos ossos? 

O câncer nos ossos pode se manifestar de diferentes maneiras, uma delas é caracterizado pela produção anormal das células presentes no tecido ósseo, outra forma muito comum é decorrente da metástase de outros cânceres, por exemplo, câncer de mama, pulmão e próstata, que avançaram descontroladamente atingindo outras partes do corpo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO, existem três tipos de tumores ósseos que predominam:

  • O osteossarcoma, que é um tumor maligno ósseo que se encontra mais incidente durante a infância e a adolescência, embora possa acontecer em qualquer época da vida. Geralmente acomete as pernas, mas pode prejudicar também os braços e região pélvica.
  • O mieloma múltiplo, atinge células específicas da medula óssea responsáveis por combater bactérias e vírus do organismo. Este tipo de câncer nos ossos pode desencadear dores e fraturas espontâneas pelo corpo.
  • O sarcoma de Ewing dos ossos, se caracteriza por um tipo de câncer decorrente de anomalias genéticas, os sintomas mais comuns da doença são a queixa de dores, seguida de febre, perda de peso, fraqueza e dificuldades de locomoção. 

Estes são apenas alguns exemplos de cânceres nos ossos mais comuns, para ter um diagnóstico preciso e o melhor tratamento precisamos ressaltar a importância de consultar um médico especialista

Quais são os principais sintomas de câncer nos ossos?

Os principais sintomas do câncer nos ossos são:

  • Dor: atinge principalmente o osso afetado, sendo a queixa mais comum entre os pacientes com câncer nos ossos. Na fase inicial da doença a dor tende a não ser constante, causando maiores incômodos à noite ou quando realizamos alguma atividade física, como uma caminhada.
  • Inchaço: acomete principalmente o local onde predomina o câncer ósseo, além do inchaço, é possível sentir a presença de nódulo ou massa na região.
  • Fraturas: um dos sintomas ocasionados pelo câncer nos ossos é o enfraquecimento da massa óssea que pode levar a possíveis fraturas. 

Outros sintomas comuns: 

Quando o tumor é localizado na região da coluna, pode haver a compressão de estruturas importantes como nervos que saem da medula espinhal, ocasionando formigamentos e fraquezas dos membros locais.

Perda de peso, fadiga e dificuldades respiratórias também são descritas por alguns pacientes, dependendo do tipo de câncer ósseo que apresenta e onde ele está localizado.

Estes são alguns dos principais sintomas do câncer nos ossos, vale lembrar que cada indivíduo é único podendo apresentar outros sintomas não citados neste artigo.

Se você tiver sintomas que persistem por muito tempo, é importante consultar um médico para que a causa possa ser encontrada e tratada, se necessário.

Lembre-se, o diagnóstico precoce pode salvar a sua vida. Valorize sua vida e seu bem-estar. Faça com que sua saúde seja uma prioridade!

Faça uma avaliação com o Dr. André Ferrari, especialista em Oncologia Ortopédica.

Agende agora mesmo uma consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp