imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Câncer nos Ossos: o papel da genética e dos fatores de risco

Postado em: 08/11/2023

Levar em consideração fatores genéticos e fatores de risco pode ser muito importante para o tratamento do Câncer nos Ossos. Hoje vamos conversar um pouco sobre esse assunto, explicando o que pode ser levado em conta. 

Para saber mais sobre o tema, continue sua leitura! Vamos lá?

Câncer nos Ossos: o papel da genética e dos fatores de risco

O que são fatores genéticos e fatores de risco no câncer nos ossos?

O câncer nos ossos pode ocorrer e/ou ser influenciado por uma variedade de aspectos, inclusive por fatores genéticos e fatores de risco. Antes de explicarmos o que são esses fatores, porém, vale lembrar que a doença também pode surgir independentemente deles, devido outras razões, mas esses aspectos aumentam as chances. 

Fatores genéticos se referem a mutações que aumentam a susceptibilidade ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Por exemplo, mutações nos genes TP53 e RB1 foram associadas a osteossarcoma, uma forma comum de câncer ósseo em adolescentes.

Fatores de risco podem ser ambientais ou estar associados a determinados hábitos, entre outros aspectos. Exposição à radiação ionizante, produtos químicos tóxicos e histórico de doenças ósseas são exemplos que podem contribuir para a formação de tumores ósseos malignos.

Qual o papel de fatores genéticos e fatores de risco no tratamento do câncer nos ossos?

É importante que a genética e os fatores de risco sejam considerados para a determinação das estratégias de tratamento. Entenda!

Fatores genéticos

A análise da base genética do câncer ósseo é importante para personalizar abordagens de tratamento. Algumas variantes genéticas podem influenciar a resposta aos medicamentos, a progressão da doença e a probabilidade de recorrência.

A medicina de precisão torna-se pode contribuir nesse contexto, permitindo que os profissionais adaptem os tratamentos com base no perfil genético específico de cada paciente. Testes genéticos ajudam a identificar biomarcadores que orientam a escolha de terapias. De acordo com a presença ou não de certos genes no tumor, podem ou não ser indicadas certas terapias (como a terapia alvo, por exemplo).

Fatores de risco

Os fatores de risco também devem ser considerados no planejamento do tratamento. Exposições ambientais e hábitos podem influenciar a eficácia das intervenções. Por exemplo, pacientes com histórico de exposição à radiação podem apresentar respostas diferentes a determinadas terapias. 

A compreensão desses fatores é importante para ajustar o protocolo de tratamento e maximizar os benefícios enquanto minimiza os efeitos colaterais.

A cirurgia pode ser indicada em alguns casos para o tratamento do câncer ósseo, especialmente em casos de tumores localizados. A abordagem cirúrgica é personalizada com base na localização do tumor, sua extensão e particularidades específicas do paciente.

A radioterapia, a quimioterapia e outras modalidades de tratamento também podem ser indicadas de acordo com a situação. A escolha entre elas é influenciada por fatores genéticos e de risco, sendo que pacientes com certas mutações genéticas podem ser mais responsivos a determinados agentes, enquanto a radioterapia pode ser preferida em certos casos, dependendo da localização e do tipo de tumor.

Em resumo, o tratamento do Câncer nos Ossos deve levar em consideração a genética individual e os fatores de risco. A personalização das intervenções é importante para melhorar os resultados e a qualidade de vida. É importante que estejam envolvidos no tratamento profissionais como oncologistas e ortopedistas, por exemplo.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. O Dr. André é ortopedista e pode fazer parte do tratamento do câncer nos ossos. Para ter mais informações sobre seu trabalho, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp