imagem que representa a logomarca do Dr. André Ferrari
imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 18h

Metástases Ósseas: Como a Radioterapia Estereotática está ajudando no tratamento

Postado em: 29/11/2023

A radioterapia estereotática pode trazer grandes contribuições para o tratamento de Metástases Ósseas, focalizando precisamente a radiação com o objetivo de maximizar sua eficácia. Hoje vamos conversar sobre essa abordagem e suas possibilidades.

Continue sua leitura para saber mais! Vamos lá?

Metástases Ósseas: Como a Radioterapia Estereotática está ajudando no tratamento

O que é a radioterapia estereotática e qual pode ser seu papel no tratamento de metástases ósseas?

A radioterapia estereotática é uma modalidade de tratamento que se destaca pela precisão na administração de feixes de radiação em áreas específicas. Esse método utiliza um sistema tridimensional de coordenadas para direcionar feixes de radiação com alta precisão, com a intenção de minimizar os danos aos tecidos saudáveis circundantes.

A radioterapia estereotática focaliza a lesão com feixes de radiação altamente precisos. O objetivo é aumentar a eficácia do tratamento e também permitir que doses terapêuticas mais altas sejam administradas de forma segura. 

Como funciona a radioterapia estereotática?

A radioterapia estereotática atua induzindo danos ao DNA das células cancerígenas. A radiação gera quebras nas cadeias de DNA, interferindo na capacidade das células cancerosas de se reproduzirem. 

As células cancerígenas no geral são mais sensíveis a esses danos do que as células normais, o que torna a radioterapia um meio importante em muitos casos de câncer.

No contexto das metástases ósseas, a radioterapia estereotática pode trazer benefícios significativos como o alívio da dor, pois a redução da carga tumoral contribui para a restauração da integridade óssea. Além disso, ela também pode contribuir para a preservação da função do osso.

A abordagem estereotática também apresenta benefícios em termos de tempo. A radioterapia estereotática geralmente envolve sessões que são, muitas vezes, concluídas em poucos dias.

Vale lembrar que é preciso conversar com profissionais sobre a indicação de tratamento. Além disso, é recomendada uma abordagem multidisciplinar. 

A colaboração entre oncologistas, ortopedistas, radioterapeutas e especialistas em imagem, por exemplo, é indicada para a identificação precisa das metástases, o planejamento adequado do tratamento e o acompanhamento do paciente.

Em resumo, a radioterapia estereotática representa um avanço significativo no tratamento de “Metástases Ósseas”, oferecendo precisão e podendo trazer diferentes benefícios quando indicada. Oncologistas e ortopedistas desempenham um papel importante nesse tratamento.Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. O Dr. André é ortopedista e você pode entrar em contato pelo WhatsApp para ter informações sobre seu trabalho!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.


imagem que representa a logomarca do whatsapp